Todos nós conhecemos um clássico texto bíblico mencionado por nosso Senhor Jesus Cristo em Lucas 14:28-30: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: “Este homem começou a construir e não pôde acabar.”
Basicamente, fazer um orçamento é identificar com precisão o que se ganha e o que se gasta; e claro, fazer com que esses “dois lados da balança” estejam equilibrados.
Alguns pensam que o orçamento só é necessário para quem ganha pouco ou que esteja com problemas financeiros Isto não é verdade. Muitos poderiam ter uma vida mais tranqüila e estar investindo seus ganhos e aumentando seu patrimônio se soubessem tratar seus gastos com base em padrões orçados antecipadamente.
Mas quem precisa do orçamento? A resposta é simples TODOS. Quem tem problemas financeiros, renda pequena, os mais abastados (fazer um melhor aproveitamento, melhores investimentos), profissionais liberais, empresários, jovens que estão entrando no mercado de trabalho, etc.
Mas como fazer? É preciso estar atento à algumas orientações importantes para o preparo do orçamento:
- Não precisa de computador, mas papel, lápis e borracha
- Envolver toda a família
- Trabalhar com uma base mensal
- Identificar claramente qual a renda da família e para onde está indo o dinheiro
- Fazer uma relação de todas as despesas básicas, essenciais, as de primeira necessidade
(Matéria retirada do programa Saldo Extra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário