Qualquer que seja o trabalho que fazemos, estamos em uma das seguintes categorias: empregado, autônomo, dono de empresa ou investidor. O empregado recebe salário; o autônomo recebe honorários; o dono da empresa recebe lucros; o investidor recebe, basicamente, juros de aplicações financeiras, alugueis de imóveis e dividendos de ações. As categorias podem ser separadas em dois grupos: o grupo um, cuja renda depende do trabalho pessoal, e o grupo dois, cuja renda vem da posse de ativos.
Muitas pessoas apresentam rejeição diante das expressões financeiras. Infelizmente, de uma forma geral, as escolas não dão qualquer instrução financeira. A criança cresce e continua ignorando o assunto “dinheiro”. Quando o adulto se depara com os esquisitos termos do mundo das finanças, a tendência é fugir deles.
É muito comum ver empresários que não sabem a diferença entre um balanço, uma demonstração de renda e um fluxo de caixa, como é grande o número de empregados e profissionais autônomos que não têm nenhuma noção do assunto.
Seja você é empregado, autônomo, empresário, investidor, lembre-se que a sua vida gira em torno de um holerite, balanço, uma demonstração de renda e um fluxo de caixa; você pode ignorá-los, mas eles não vão ignorar você. Tais assuntos são, na essência, simples e o seu conhecimento é importante para defender-se do insucesso material.
(Matéria tirada do progama Saldo Extra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário